Sobre

Translations: EN

Sumário

A escala e a dispersão geográfica da Internet das Coisas (IdC) irá superar o tamanho da Internet atual em, pelo menos, três ordens de grandeza. A IdC será o maior sistema distribuído de sempre, com múltiplos sensores e atuadores interligados. A maior parte das interações irá acontecer apenas entre máquinas, sem intervenção humana. Ora, se a Internet atual já tem sérios problemas de segurança por resolver, ao adicionar novas ligações ao mundo físico irão surgir mais preocupações sobre ataques e as suas consequências para pessoas e bens.

O projeto SureThing vai abordar uma necessidade premente na IdC: a criação e validação de certificados de localização. O objetivo é permitir que os dispositivos limitados, necessários para a prestação de serviços na IdC, possam fazer prova da sua localização ou pedir provas a outros dispositivos. Os certificados emitidos usando o SureThing irão conter dados de localização obtidos usando uma ou mais técnicas do estado da arte, com medições de rede sensíveis à localidade, com valores locais de WiFi e Bluetooth por exemplo, bem como sensores de ambiente. As técnicas existentes consideram apenas o uso de smartphones. O projeto está a investigar formas de adaptar estas técnicas a dispositivos mais limitados e aos protocolos na IdC, como o COAP e o MQTT. O SureThing será extensível para que novas técnicas de localização, desenvolvidas no projeto ou pela comunidade, possam ser facilmente incorporadas.

O SureThing irá oferecer a possibilidade de escolha entre provas de localização mais rápidas e provas mais robustas, que serão assinadas digitalmente e mantidas num registo. O modelo de testemunhas – dispositivos presentes no mesmo local, confiáveis em certa medida – desempenha um papel muito importante, em especial quando apenas mecanismos criptográficos limitados estiverem disponíveis. Os modelos de testemunhas apoiam a validação da localização, envolvendo serviços de identidade e mecanismos de anonimização por forma a assegurar uma proteção adequada da privacidade das testemunhas.

Casos de uso

Este projeto irá validar as suas contribuições com dois casos de uso. O primeiro, o ‘Turismo inteligente’, irá fazer uso das provas rápidas num setor económico muito importante para Portugal. Será construída uma aplicação que permite construir ofertas turísticas que oferecem recompensas por visitas a um conjunto de locais. O segundo caso de uso, Impostos Inteligentes, irá combinar as novas provas de localização com um serviço de notário digital, com marcas temporais e arquivo de longa duração. O registo de provas será disponibilizado também num modelo distribuído, baseado em tecnologia Blockchain para resistir a conluio entre os envolvidos.

O uso generalizado das provas de localização do SureThing irá permitir uma melhoria significativa das políticas de segurança da IdC, permitindo que os serviços prestados com estas tecnologias possam ser mais confiáveis num futuro próximo.

Financiamento

O projeto SureThing é um projeto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com a referência Nº PTDC/CCI-COM/31440/2017. O projeto decorre desde 01-10-2018 a 30-09-2021 e o seu orçamento total é de EUR 238.517,78.