CONCLUSÃO SureThing

By Miguel Pardal / 30-09-2022 / In categories Blog

blog, event

Translations: EN

CONCLUSÃO SureThing

Hoje, 30 de setembro de 2022, é o último dia oficial do projeto SureThing.
Aqui está um resumo do projeto:


O projeto SureThing deu resposta a uma necessidade de segurança da Internet das Coisas: criar e validar certificados de localização, ou seja, documentos assinados digitalmente que atestam a presença de um utilizador num local específico, numa hora e data específicas.

Os principais resultados do projeto foram: o enquadramento SureThing com esquemas de dados e interfaces de programação de aplicações, e as técnicas de prova de localização e seus respectivos modelos de testemunhas.
Os dados e operações do enquadramento permitem a reutilização e portabilidade de dados entre aplicações.
As técnicas de prova de localização e os modelos de testemunha permitem várias formas para validar a localização, permitindo uma abordagem de segurança em profundidade, pois várias técnicas podem ser combinadas para maior segurança.

O projeto foi validado com dois casos de uso: Turismo Inteligente e Impostos Inteligentes. O caso de Turismo produziu várias versões do sistema CROSS, englobando uma aplicação móvel gamificada, com servidores baseados em nuvem para bases de dados, para transparência de certificados de localização e para armazenamento de longo prazo dos certificados de localização. Também para um servidor de reputação para armazenar informações sobre a maneira como os utilizadores contribuem como testemunhas do sistema. A versão mais recente foi disponibilizada com uma interface de utilizador melhorada e disponibilizada como uma visita guiada ao campus da universidade. O caso dos Impostos produziu o sistema STOP que recebeu duas iterações. Na mais recente, o sistema incorporou assinaturas digitais qualificadas, com o cartão de cidadão, cumprindo os requisitos de produção de provas de localização mais fortes. Adicionalmente, foi produzido outro caso de uso para serviços voltados ao público: o SurePresence, como forma de ter um quiosque de certificação de localização, para emissão de certificação de presença para consultas médicas. Este caso fez também uso do cartão de cidadão, mas apenas para identificação.

Os resultados alcançados permitem aos programadores usar técnicas baseadas em infraestrutura ou em pares para provas de localização. Os trabalhos também fornecem assinaturas qualificadas para casos de uso que requerem assinaturas com valor legal. Durante o projeto, foram concluídas um total de 17 dissertações de mestrado, com 7 publicações em conferências internacionais (acima da meta original), e com 8 conferências nacionais.


Gostaria de deixar um sincero obrigado a toda a equipa. Claro que agradeço também à FCT e aos povos português e europeu, pelo financiamento da investigação científica e tecnológica.

O projeto foi concluído, mas parte do trabalho científico ainda está em andamento. Temos algumas submissões pendentes para uma conferência internacional e esperamos que o trabalho venha ainda a ser publicado.

Fique ligado e tudo de bom!