Explorando o sexto sentido para detetar intrusões

By Rui Claro / 03-12-2018 / In categories Blog

blog, IDS, IoT, presentation, Related Work

Translations: EN

Explorando o sexto sentido para detetar intrusões

O artigo 6thSense: A Context-aware Sensor-based Attack Detector for Smart Devices foi apresentado por Rui Claro ao Grupo de Sistemas Distribuídos.

O artigo, da autoria de Amit Kumar Sikder, Hidayet Aksu e A. Selcuk Uluagac da Florida International University, foi publicado na USENIX Security 2017, uma das melhores conferências de segurança.

O 6thSense é um artigo sobre segurança em dispositivos da IdC, nomeadamente, propõe um sistema de deteção de intrusões (IDS). O trabalho enfrenta ameaças que exploram os sensores dos dispositivos, propondo um detetor de ataques com base no contexto de utilização do dispositivo.

Foram discutidos os pontos fortes e fracos do artigo, e identificadas algumas lacunas e possibilidades de trabalho futuro:

  • Num cenário em que exista malware já instalado no dispositivo, a solução proposta não consegue distinguir entre leituras do sensor normais e as maliciosas.

  • No trabalho original, o treino dos algoritmos de Aprendizagem Automática é feito previamente. Uma ideia a seguir poderá mover a etapa de treino para servidores na nuvem. Isto levanta algumas preocupações em termos de privacidade, mas que podem ser resolvidas utilizando técnicas de preservação da privacidade.